Novo BLOG dos criadores dos 10 Pãezinhos. Muitas conversas e idéias sobre HQ, a arte e a vida.
:: Benvidos ao BLOG Os Loucos :: Site dos 10 Pãezinhos | E-MAIL ::
[::..Sites..::]
:: 10 Pãezinhos
:: TIRAS
:: FOTOLOG
COMICON 2003
Papo com Eduardo Risso
ROLAND
Estúdio Pinheiros
YELLO JELLO
KAKOFONIA
Laerte
Níquel Náusea
Kitagawa
Vida Besta
Neil Gaiman
BONE
Strangers in Paradise
Omelete
Universo HQ
Quanta Academia de Artes
Macmania
[::..Blogs..::]
Samuel Casal
Allan Sieber
Gustavo Duarte
Blog de Desenho
ORBITAL
Neil Gaiman
Pullovers
[::..Editoras..::]
Terra Major
Via Lettera
AiT/Planet Lar
Dark Horser
DEVIR
Conrad
Nona Arte
Brainnstore
[::..arquivo..::]

:: 30.4.03 ::

Hoje é dia de pergunta, então vamos lá:

Na opinião de vocês, o que é mais importante num gibi:
-Um desenho que se destaque e que maravilhe o leitor?
-Uma boa história que marque?
-Um preço camarada para incentivar a compra?
-Cor?

:: Fábio Moon 4:09 PM [+] ::

...
:: 29.4.03 ::

:: Bá 11:03 AM [+] ::

...
:: 28.4.03 ::
Gêmeos

Me olhei no espelho. Estava igual. Era então o outro que estava diferente.

O outro. Meu irmão gêmeo.

Estava diferente porque agora, uma vez mais, estava parecido comigo. Depois de quase um ano deixando o cabelo crescer, esse irmão que toda vida teve o cabelo raspado veio reclamar o que lhe era direito adquirido: o corte de máquina três.

Para evitar as perguntar de sempre, fui ao barbeiro e deixei que me confundissem com meu irmão, pois estava lá para pedir o que ele normalmente pedia: máquina três em tudo, sem corte, sem frescura. Corte de homem e, se não me engano, corte de malandro. Como meu irmão trocou o barbeiro por um cabeleireiro que tivesse técnica suficiente para suas exigências, nunca estávamos os dois na barbearia. Para os frequentadores do lugar, havia apenas um.

Imagino como todos devem ter se sentido quando esse um entrou com uma cabeleira gigante, quase uma peruca de playmobil, e pediu o bom e velho corte máquina três.

Acho que agora vou ter que deixar o cabelo crescer.
:: Fábio Moon 12:38 AM [+] ::

...
:: 25.4.03 ::
Bom, hoje é dia de falar sobre HQ, fazer uma resenha ou crítica sobre algo que temos visto. Espero que esta nova parte do nosso blog agrade os leitores e traga uma nova versão à sub-aproveitada crítica de Quadrinhos.
Semana passada passamos na Comix e compramos 2 álbuns desenhados pelo Eduardo Risso (é, compramos só porque ele desenha) lançados pela editora portuguesa Vitamina BD. São trabalhos "antigos", mas que não devem nada aos mais recentes, trazendo inclusive uma arte muito mais caprichada.

Um deles chama-se Video Inferno e conta uma típica história policial onde um detetive é morto misteriosamente e seu "parceiro" vai atrás do responsável e é pego no meio de uma grande empreitada malígna.

O roteiro de Carlos Trillo é bem contado, mas não entra em grandes mistérios ou teorias complicadíssimas e geniais. As coisas são mostradas de forma bem direta e quase tudo é o que aparenta ser. O suspense fica mais a cargo do tom surreal que envolve os eventos e personagens retratados nessa história e a naturalidade com que as coisas vão acontecendo, uma característica muito comum em Quadrinhos não-americanos.

A arte de Eduardo Risso é fenomenal, ainda que um pouco mais caricata do que a que vemos hoje em 100 Balas. É importante notar que o tempo de produção dessa história deveria ser muito diferente do tempo estabelecido pelo mercado americano, pois o nível de detalhes em cenários é muito maior do que o do 100 Balas que, auxiliado pela cor, traz muitos quadrinhos somente com o personagem em primeiro plano, em close, e nada no fundo.

Uma história engraçada e interessante que apresenta personagens palpáveis e com personalidade e que carrega o leitor por suas quase 100 páginas. É legal notar que as páginas são numeradas e que a história foi anteriormente contada em duas partes.

Vale a pena conferir.

:: Bá 3:50 PM [+] ::

...
:: 24.4.03 ::

:: Fábio Moon 12:41 PM [+] ::

...
:: 23.4.03 ::
Sem rodeios, a pergunta de hoje é:

Qual História em Quadrinhos Nacional vocês mais gostaram?

... e por que?
:: Bá 11:26 AM [+] ::

...
:: 22.4.03 ::
Voltamos da Páscoa!

E tem uma nova tira na primeira página do SITE.


... e o servidor das imagens voltou a funcionar (por enquanto) e estaremos colocando as tiras aqui.

Não deixem de comentar as novidades do site. Falando em novidades, vejam o desenho que o Bá fez para protestar contra o fechamento do MAG.
:: Fábio Moon 6:32 PM [+] ::

...
:: 17.4.03 ::
Colocamos uma nova tira na página principal do SITE. Olhem e comentem.



PS: Acabei de ler a TIPOS número 3. É DUCARALHO!
:: Bá 11:29 AM [+] ::

...
:: 16.4.03 ::
Estamos muito decepcionados com a falta de comentários no blog. Ninguém falou nada da tira que colocamos na terça feira e quinta já colocaremos outra, a nossa pergunta foi respondida por duas pessoas e quando colocarmos um novo posto, ninguém dará mais bola pra ela. Vocês só olham o que está no topo, na superfície.
Vocês são muito molengas.
:: Bá 7:38 PM [+] ::

...
Quando eu era mais jovem e somente me deliciava lendo quadrinhos, eu tinha vontade de desenhar todos os super-heróis dos gibis que eu devorava mensalmente. Com o passar dos anos, acabei por desenvolver um estilo artístico e vejo que, por mais que eu desenhe até que bem, não me encaixo no perfil do típico artista de super-herói.

Ainda assim, sempre fico pensando se um dia ainda vou desenhar um desses encapuçados e, quando penso nisso, me pergunto qual?

Pensando no meu estilo de desenho e no estilo do Bá, qual super-herói vocês imaginam sendo desenhado por nós ou qual personagem vocês gostariam de ver com o nosso traço?
:: Fábio Moon 11:44 AM [+] ::

...
:: 15.4.03 ::


Por problemas de servidor pra disponibilizar as tiras, colocaremos as tiras aqui (quando possível) e na página principal do nosso site, sempre com uma nota de aviso no blog. A primeira tira já está no ar. Não deixem de conferir e deixar aqui seus comentários.
:: Bá 12:38 PM [+] ::

...
:: 14.4.03 ::
A Mina da rua Girassol
por Fábio Moon

Numa tarde ensolarada, um casal passeia de carro pela cidade quando dá de cara com um buraco gigantesco no meio da rua. O senhor que dirigia o veículo freiou, colocou a cabeça para fora da janela e buscou distinguir o que estava se mexendo dentro daquela cratera.

Um rapaz.

O senhor se aproximou, pasmo, daquela figurinha metade homem, metade topeira, e perguntou;

"O que é que você está fazendo, meu rapaz?"

O rapaz nada disse e o senhor percebeu que havia uma pá em suas mãos. Ele estava CAVANDO aquele buraco!

"Tenha santa paciência, que absurdo cavar um buraco no meio da rua!", gritou o senhor, indignado.

O rapaz se virou, com o rosto sujo de terra, e ele segurava em uma das mãos uma pedra do tamanho de uma batata. Seu rosto, apesar de sujo, brilhava, e a pedra-batata brilhava também.

"O senhor está vendo o que é isto aqui?", perguntou o rapaz ao senhor que o observava. "É uma pepita de ouro!" disse, e os olhos do senhor se arregalaram. "E o senhor está vendo aquilo ali no buraco? É outra pepita. Então o senhor que me desculpe," disse o rapaz, enfático, retornando para o seu buraco, "mas eu tenho mais o que fazer!" e continuou a árdua tarefa de cavar as pepitas de ouro.

"E então, bem?", perguntou a senhora, que ficou esperando no carro, quando o senhor abriu a porta e voltou a se sentar no banco do motorista.

"Liga pra escola e manda avisar o Pedrinho que a gente vai ainda vai demorar."
:: Fábio Moon 11:23 AM [+] ::

...
:: 13.4.03 ::
Novidades no nosso site, imagens e muito mais.

Essa semana começa a nova fase do nosso modesto blog, mas não colocaremos nossa resenha na sexta feira devido ao feriado. O resto já está pronto pra dar a cara pra bater. Estamos trabalhando muito e esperamos muitas respostas.
:: Bá 9:31 PM [+] ::

...
:: 8.4.03 ::
Nesse final de semana, depois de dar uma palestra sobre quadrinhos na escola Quanta, o Bá saiu com o espírito renovado de uma vontade louca de produzir quadrinhos, de mostrar o trabalho para as pessoas e de falar sobre as mais variadas histórias. Vontade, aliás, que já vem vindo faz mais de mês, crescente e gigante no peito do meu irmão que até parece que vai explodir.

Dessa vontade, o trabalho transborda para as páginas, rápido como um coelho.

Eu também estou produzindo, desenhando páginas e pensando em mais histórias. Continuo trabalhando no site, até coloquei mais capas na páginas onde elas se encontram. Mas ainda resta muito mais para se fazer.

E não há nada como um bom final de semana para animar a semana que ainda está só começando.

um link: veja no site da Jill Thompson páginas de seu novo trabalho, o álbum "mangá" com os ENDLESS do Sandman, entitulado "At Death's Door".
:: Fábio Moon 8:28 PM [+] ::

...
:: 4.4.03 ::

MUITO TRABALHO!!



Estamos trabalhando e criando no talo aqui na padaria e estamos contando os dias pra quando mostraremos tudo para nosso leitores (vocês cinco sabem quem são). Estamos cheios de idéias novas e vamos antecipar grandes mudanças que estão por vir, e queremos saber a sua opinião.

Daqui a duas semanas nós vamos reestruturas a maneira que postamos nossos textos aqui no blog, colocando um pouco mais de ordem na casa. Vamos separar pelos dias da semana os conteúdos que serão colocados aqui. Na segunda feira, colocaremos um conto, um pequeno texto e as costumeiras divagações sobre o nosso envolvimento com HQs. Na terça e na quinta, colocaremos uma tira, essa prima próxima das histórias em quadrinhos, mas que se destingue (e muito) na sua forma de funcionamento e produção. Na quarta feira colocaremos uma enquete, uma pergunta direcionada aos leitores sobre o mundo dos Quadrinhos em geral. Afinal, vocês têm que participar mais. E, finalmente, na sexta feira colocaremos uma resenha critica sobre uma revista, história, autor do mundo dos quadrinhos, dando nossa opinião e mostrando um pouco mais de variedade deste universo tão vasto e do qual temos tão pouco acesso.

É isso aí, estamos com a corda toda e queremos muito entusiasmo por parte de vocês, senão a casa vai cair e vai ficá pequeno, tá ligado, mano?

PS: Feliz aniversário, meu amigo.


:: Bá 4:19 PM [+] ::

...
:: 3.4.03 ::
Parece dança de salão, "um passo pra frente, dois para trás".

Hoje li no Universo HQ que o MAG, Museu de Artes Gráficas, foi desativado por determinação da atual secretária da Cultura do Estado de São Paulo, Claudia Costin, depois de pouco mais de três meses de sua inauguração (16 de Dezembro de 2002).
Os motivos dados por sua secretária para justificar a ação foram:

"1) O museu não tem interesse para o público, só para um grupo pequeno de desenhistas.
2) O museu não tem estofo artístico e cultural; e a secretaria só se interessa por grandes projetos
3) Que a secretária discorda da importância dos quadrinhos na educação e como objeto de leitura das crianças.
4) Por fim, aconselhou a direção do MAG a procurar a iniciativa privada, no caso a Escola Panamericana e a ABIGRAF - Associação Brasileira da Indústria Gráfica, e que fossem incorporadas ao instituto "pessoas do bem".


Existe um abaixo-assinado eletrônico, para coletar assinaturas dos apaixonados pelas artes gráficas e será entregue ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e, se o número de manifestantes for significativo, o museu pode "ressuscitar".

Vamos todos ajudar a divulgar o link do abaixo assinado (http://www.vettor.org/mag) e participar. Como diz na matéria, "o MAG conseguiu coletar, através de doações, um acervo com 9.756 originais de 241 artistas." Algo assim não pode simplesmente passar em branco.
:: Bá 3:04 PM [+] ::

...
:: 1.4.03 ::

Primeiro de Abril
Memórias do carnaval no Rio de Janeiro, de algo que era tão surreal que só se é permitido contar no dia da mentira.

–Olha, um tanque ali!

–Mentira.

–Olha lá, estacionado ao lado da praça.

–Só porque é primeiro de Abril, acha que eu vou acreditar em você?

–Só porque é primeiro de Abril é que você pode não acreditar em mim, mas que tem um tanque ali, isso tem.
:: Fábio Moon 5:24 PM [+] ::

...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?