Novo BLOG dos criadores dos 10 Pãezinhos. Muitas conversas e idéias sobre HQ, a arte e a vida.
:: Benvidos ao BLOG Os Loucos :: Site dos 10 Pãezinhos | E-MAIL ::
[::..Sites..::]
:: 10 Pãezinhos
:: TIRAS
:: FOTOLOG
COMICON 2003
Papo com Eduardo Risso
ROLAND
Estúdio Pinheiros
YELLO JELLO
KAKOFONIA
Laerte
Níquel Náusea
Kitagawa
Vida Besta
Neil Gaiman
BONE
Strangers in Paradise
Omelete
Universo HQ
Quanta Academia de Artes
Macmania
[::..Blogs..::]
Samuel Casal
Allan Sieber
Gustavo Duarte
Blog de Desenho
ORBITAL
Neil Gaiman
Pullovers
[::..Editoras..::]
Terra Major
Via Lettera
AiT/Planet Lar
Dark Horser
DEVIR
Conrad
Nona Arte
Brainnstore
[::..arquivo..::]

:: 31.7.03 ::


:: Fábio Moon 11:54 AM [+] ::

...
:: 29.7.03 ::
Bom, o mês de Julho foi bem agitado e cheio de novidades, mas ele está chegando ao fim. Queria lembrá-los de que eu darei um curso de HQ na Gibiteca Henfil, no Centro Cultural, entitulado Contador de suas próprias histórias, focando na escolha que fazemos ao criar uma história, o estilo de cada um e o quanto de nós está no nosso trabalho. Não é um curso de desenho, pois não vou ensinar ninguém a desenhar. Mas espero que todos desenhem muito durante as aulas. O curso acontece nos dias 19, 21, 26 e 28 de Agosto e as incrições estarão abertas a partir do dia 1º de Agosto. Mais informações liguem para o Centro Cultural ( 3277.36.11 ).

Aí abaixo vai o último trampo bacana que nós fizemos.


:: Bá 5:36 PM [+] ::

...
Recebemos esta carta de um dos leitores e, tão estranha e inusitada que me pareceu, resolvi compartilhá-la aqui para todos poderem lê-la. Espero que o Deco fique feliz.

-----------

fala aí, Bá e Moon!!

Caras, eu sei que não foi fácil vocês manterem por tanto tempo o Blog. É difícil pra um desenhista que deve se manter pregado na cadeira pro trabalho render e fruir! Como voces disseram, as vezes uma pausa pro café bota uma certa pausa reflexiva ao sorver as gotas negras quentinhas...
O que eu quis dizer?! Que eu consegui gravar boa parte do que vocês colocaram lá no Blog, além de catar entrevistas aqui e acolá. O pessoal achava que o Blog deveria ser mais visual do que pensativo e ficavam cobrando imagens...
Uns 5 meses eu catei as pérolas de vocês, fragmentos de desenhistas mesmo! Aquele esquema seu Bá: "Hoje terminei a décima sétima página de uma história..." e do seu Fábio: "Eu vi uma fada...". Que bom que como desenhista, eu pude entender perfeitamente todas as palavras nesse sentido, pois vocês acabaram falando ao mesmo tempo aos leitores sobre a estética da "coisa": o lado do fazer e os caras/gatas não poderiam bem entender aqueles esboços numa festa, bar, etc. Eles e elas gostariam que tudo aquilo fosse já uma história completa.
Caras, a cobertura que vocês fizeram da Comic-con ano passado eu achei legal e esse ano vocês estavam já dando sequência aos anos anteriores quando lá estiveram. Não é fácil, eu sei, colocar poucas imagens de HQs que estavam fazendo pro portfolio e ficar mostrando pra galera. Então isso tudo me entusismava, sacam? Ver somente aquelas parcas imagens, como o "Frog" seu Bá e ver que vc estava aí, do outro lado, colocando o seu melhor e vc Moon com aquela imagem da Garota deitada na cama e um cara pensativo, depois você inverte a câmera e tal...
Caras, eu pensei: que estímulo pra quem desenha!!! E logo, ou daqui a anos (isso pouco importa), voces irão querer que esse material todo seja publicado aqui também!!!!!!!! Então é isso caras, continuem e que aquelas pérolas que escreveram continuem latentes em todos nós:

"Último dia do mês e o que você faz?
Desenhe! Desenhe!...
Desenhe todas as capas imaginárias que um dia irão publicar..."


UM ABRAÇO DO AMIGO DECO77, CURITIBA!!!!

--------
:: Bá 12:04 PM [+] ::

...
:: 27.7.03 ::
Estamos preparando um grande relato sobre a COMICON. Enquanto não fica pronto, aqui vai um agradinho.


:: Bá 2:52 PM [+] ::

...
:: 25.7.03 ::
Voltamos!

Sim, estamos de volta à terra da garoa e temos muitos planos para o futuro. Mas disso a gente fala depois.

IMPORTANTE. Tivemos um problema bancário e, em função disso, estamos suspendendo a venda da revista pelo correio, por enquanto (pois a gente não quer ver gente mandando dinheiro no envelope, como se fazia no passado). Estamos correndo atrás de distribuição e o faremos o mais rápido possível.

Por favor, nos perdoem e aguardem maiores novidades.
:: Bá 11:04 AM [+] ::

...
:: 23.7.03 ::
resenha sobre a revista

Saiu no Universo HQ uma resenha sobre a nossa nova revista, "Feliz Aniversário, Meu Amigo.". Dêem uma olhada, mas para aqueles que ainda não leram a revista, fica aqui o aviso que há algumas informações sobre a história que seriam muito mais apreciadas se descobertas durante a leitura do gibi.

Para lerem a resenha, cliquem aqui.
:: Fábio Moon 2:54 AM [+] ::

...
:: 22.7.03 ::
Nosotros en la COMICON

Lá estávamos nós, sentados na escadaria em frente ao centro de convenções de San Diego, ainda na quinta-feira antes das portas se abrirem. Estava sol e nós ficamos conversando sobre o que faríamos nesse dia antes da nossa reunião com a Diana Schutz (a nossa editora da Dark Horse). Havia muita gente sentada, muita gente andando e muita gente estranha, mas entre todas essas pessoas estranhas uma em particular me pareceu estranhamente familiar.

–Bá, acho que aquele é o editor com quem conversamos na Espanha.

–Quem?

–O Joan Navarro, da Glénat.

–Não, acho que não.

A figura alta, magra, de cabelos prateados e roupa amassada, se afastou do nosso alcance visual e ficamos ponderando se era ou não o tal editor.

–Por que você não foi falar com ele, ver se era mesmo o Joan? – perguntou o Bá.

–E se não fosse? – respondi.

Perdemos o contato com esse editor espanhol no começo do ano. Ele estava muito interessado em publicar um livro nosso na Espanha, mas quando voltamos para o Brasil, mandamos um e-mail que nunca foi respondido. Ele até mandou um e-mail para o Samuel Casal, outro artista brasileiro que ele queria fazer um livro, mas depois perdeu contato também.

Finalmente, dentro da convenção, ainda sem nada interessante para fazer, nos dirigimos para o estande da Dark Horse. Lá, nossas dúvidas foram esclarecidas. O homem estranho lá fora era mesmo o Joan Navarro e nós cruzamos com ele entre livros do Hellboy e do Lobo Solitário. Tão espantado como nós, ele nos disse que, no começo do ano, ele teve uma grande queda de sistema na editora, perdendo todos os contatos e todos os e-mails, tendo que começar todo o sistema com outra companhia, do zero. Por isso ele não respondeu nossos e-mails e nem o do Samuel.

Combinamos de nos encontrar no estande dele para mostrar nossas novas histórias e lá fomos nós, confiantes. Encontrar com ele foi um sinal de que as coisas começaram bem. Ao mostrar nosso trabalho, ele mais uma vez ficou muito impressionado e igualmente interessado em publicar um livro com nossas histórias. Acho que, dessa vez, o negócio sai.

Para terminar, ele nos perguntou o que faríamos à noite e nos convidou para a fechadíssima festa da SD distribuiciones/Glénat no café Sevilla. Mas essa já é uma outra história.
:: Fábio Moon 10:20 PM [+] ::

...
Vamos lá, são tantas coisas, nem sei por onde começar. Sobre meus medos e sobre voltar à COMICON pela sétima vez, podem apagar tudo. Valeu muito a pena e realmente percebemos a diferença que faz estar aqui. Mas vamos contar coisas, começando com a história que fizemos para a Dark Horse.
Em Maio recebemos um e-mail da Diana Schutz onde ela dizia que havia arranjado um trabalho para nós. Ela queria uma história auto-biográfica de 8 páginas para colocar em sua próxima antologia. Ela ainda disse que no mesmo livro teriam histórias de Frank Miller, Will Eisner, Stan Sakai, Linda Medley, entre outros artistas. Se vocês não estão acreditando no que estão lendo, nós também ficamos sem palavras no momento. WILL EISNER!!! FANK MILLER!!
Passamos todo o mês de Maio pensando em qual seria uma boa história pra contar, até que finalmente encontramos a história certa. Depois de estruturar as páginas e o argumento, eu desenhei as páginas durante o mês de Junho e no início de Julho mandamos a história terminada para a Diana.
Combinamos de nos encontrar na Convenção na quinta feira às 3 e meia no estande da Dark Horse e assim aconteceu. Conversamos sobre a história, sobre o livro, sobre a divulgação do trabalho e ela nos disse que havia mostrado nossas páginas para o Frank Miller na noite anterior e ele gostou muito do trabalho e que ela nos apresentaria para ele à noite, durante o jantar da CBLDF (Comic Book Legal Defense Fund). Foi então no Dubin Corner, um bar na quarta avenida em San Diego, que fomos apresentados para o Frank Miller, fumando e um tanto bêbado, e ele nos disse que ficou muito impressionado com nossas páginas. Falou que temos ótimas composição e construção, adorou o uso do branco e preto e o storytelling. Enfim, ele gostou!! Ele nos disse que, numa conversa com Will Eisner, falou como é emocionante essa passagem de gerações, como é legal um livro com um trabalho dele, um do Will Eisner e, agora falando conosco, um nosso.

Bom, por enquanto é só, e já acho que isso deve gerar muitos comentários. Com o tempo, contaremos com mais detalhes as coisas que aconteceram conosco e as pessoas que conhecemos e encontramos.
PS: Abaixo, a capa do livro Autobiographix, da Dark Horse.

:: Bá 12:12 AM [+] ::

...
:: 21.7.03 ::

ALO!ALO!ALO!



Estamos deixando San Diego e temos muitas notícias fantásticas e histórias maravilhosas pra contar, mas não temos tempo agora.
Durante toda a semana colocaremos todo o nosso relato da melhor COMICON de todos os tempos!! (para nós)

Abraços e saudade de todos!!
:: Bá 2:55 PM [+] ::

...
:: 13.7.03 ::
Amanhã vamos mais uma vez para a SAN DIEGO COMICON em busca de reconhecimento e trabalho no exterior. Muitas vezes já pensamos se realmente vale a pena ir de novo nesta viagem de negócios que já vamos há sete anos. Será que não seria melhor ficar aqui, trabalhar um pouco mais, poupar esse dinheiro. Será que esse ano vamos conversar com alguém que vai realmente mudar nossa vida? Será que esse é o caminho certo ou será que estamos parados numa idéia errada que nos tem impedido de evoluir e tomar as rédeas da nossa vida profissional e darmos a ela o rumo que ela merece?

Temos trabalhado cada vez mais, feito cada vez mais histórias, estamos apostando em novos projetos e esperamos que estejamos no caminho certo. Se não for o certo, a gente volta e começa de novo por outro caminho, mas este errado ainda pode se transformar em uma história sobre caminhos e escolhas.

Por que não?

PS: Durante as próximas duas semanas não colcocaremos muitas coisas aqui, uma vez que estaremos viajando. Mas não se desesperem, pois nós voltaremos.
:: Bá 9:57 PM [+] ::

...
:: 12.7.03 ::

:: Bá 3:18 PM [+] ::

...
:: 10.7.03 ::

:: Bá 6:35 PM [+] ::

...
:: 9.7.03 ::
É por isso que o Quadrinho nacional não vai pra frente.

O Zinefest, evento de quadrinhos programado pra acontecer este mês em Santos, foi cancelado "por problemas técnicos ocorridos devido a atual conjuntura econômica (...) pretendemos retomar o projeto no próximo ano, e contamos com a sua compreensão". O mínimo que se espera de alguém que se propõe a organizar um evento desses, antes de divulgar e pendurar posters por aí, é que ele esteja disposto a ir até o fim com o negócio todo. Não importa fazer um super evento que dê super certo, importa fazer o evento. Mesmo que o orçamento não cubra tudo, mesmo que você tenha um prejuízo, mesmo que o público não atinja suas espectativas. Ainda mais um evento de fanzines, onde toda a filosofia está baseada nestes preceitos. É fazer por amor à arte.

Eu fiquei muito feliz quando soube do evento, achando uma iniciativa notável e de grande valia para os novos quadrinhistas. Agora se tornou somente mais uma boa idéia que não deu certo, uma história qua não foi contada.

Espero que alguém ainda conte essa história.

:: Bá 8:10 PM [+] ::

...
Breve nos pontos de venda


O que vocês acharam do novo poster?
:: Fábio Moon 12:04 PM [+] ::

...
:: 8.7.03 ::
Só quero relembrá-los que estaremos participando de uma mesa redonda sobre Quadrinhos no Brasil nessa sexta feira, às 19:30, no evento Mundo dos Quadrinhos que está acontecendo no SENAC da rua Scipião, 67, na LAPA. Também estarão presentes na mesa Lourenço Mutareli e Rodolfo Zalla.
Também relembrando que o Fábio dará uma oficina de arte-final no dia 26 de Julho, sábado.

Ainda neste tópico, na segunda quinzena de Agosto eu (Bá) darei um curso de HQ no Centro Cultural São Paulo, na Vergueiro, (mais especificamente na Gibiteca Henfil) com quatro aulas, as terças e quintas feiras das 16:30 às 18:30 e a faixa etária é a partir dos 16 anos. Será um curso sobre qual história pra cada autor e onde encontrar o autor em cada história. Mais detalhes ficam pra quando estiver mais em cima da hora.
:: Bá 2:36 PM [+] ::

...
reencontros

"Eu senti a sua falta", disse ele.
"Eu ainda sinto", ela respondeu.

E ambos se olharam em silêncio.

Desenhar leva muito tempo. Às vezes, você não tem esse tempo todo disponível, precisar fazer outras coisas e, de certa forma, precisa ser outra pessoa que não o quadrinhista que é.

Quanto tempo você passa fazendo o que você gosta e quanto tempo você passa fazendo o que precisa ser feito?
:: Fábio Moon 11:35 AM [+] ::

...
:: 7.7.03 ::
Para aqueles que estão comprando a nossa revista pelo correio, nós temos dois depósitos ainda não indentificados. Por favor, mandem o comprovante de depósito por e-mail ou pelo correio (novamente, se ja o fizeram).
Para os que pretendem comprar pelo correio, vão em frente. Ainda estamos organizando uma forma melhor de distribuir a revista pelo país, mas por enquanto é isso aí.
:: Bá 2:31 PM [+] ::

...
Pergunta aos leitores

O que vocês estão achando desses textos "ilustrados" usando desenhos que eu e o Bá estamos fazendo de super-heróis para inspirar ou exemplificar a reflexão que segue?
:: Fábio Moon 12:34 PM [+] ::

...
Sombras


"Vivemos à sombra de uma imagem ideal que fazemos do mundo. Ele está lá, perfeito, e aqui estamos nós. Como, não sabemos ao certo. Se soubéssemos, talvez fôssemos perfeitos também.

Mas se fôssemos, não estaríamos aqui. Estaríamos lá.

E não seríamos mais que imagens."

Fazer quadrinhos é criar mundos. O desenho e a palavra são guias que nos levam por esse mundo, nos apresentando à história que lhes cabe contar. É muito importante que o desenho e a palavra contem um boa história para que queiramos voltar para esse mundo.

"O que vai acontecer na próxima página?" é a frase que deve surgir na cabeça do leitor página após página.

Não adianta saber desenhar se você não consegue contar sua história de maneira interessante. Cada ângulo, cada sombra, cada gesto, tudo está lá por um motivo.

Uma imagem leva à outra, e você deve sempre ficar querendo mais.
:: Fábio Moon 1:25 AM [+] ::

...
:: 4.7.03 ::
Estamos preparando mais tiras e estamos escrevendo novas histórias. Mas sempre pensamos se a internet oferece tudo o que pretendemos para o leitor.

Uma das razões porque não colocamos histórias em quadrinhos na internet é a falta de qualidade visual, essa visão "borrada" dos desenhos de baixa resolução. Todos conseguiriam ler a história com um pouco de paciência (esperar uma página carregar na tela pode ser bem chato), a mensagem seria passada, mas a experiência não seria completa se tudo aquilo que colocamos nos desenhos não estivesses nítidos.

Mas talvez haja histórias em que o desenho não precisa de todos esses detalhes. Talvez haja histórias para a internet, não tanto para os olhos e mais para a alma.

pergunta: vocês procuram histórias na internet, sejam em quadrinhos, escritas ou desenhadas?

(o número de respostas a essa pergunta pode alavancar grandes mudanças nesse blog).
:: Fábio Moon 11:22 AM [+] ::

...
:: 3.7.03 ::
Coisas que ninguém vê 2


"Embora fossem todos especiais, cada um com seus poderes, havia coisas que nem eles acreditavam."

Quando deu imagino roteiros de quadrinhos, eu os imagino como chatos calhamaços descritivos do que se passa na história. A idéia de descrever, quadro a quadro, balão a balão, tudo o que se passa na história soa para mim como uma das coisas mais chatas de se ler e muito mais chatas de escrever.

O roteirista tem que levar isso em consideração. Não adianta ter uma idéia brilhante para uma história fantástica se a leitura para o artista será enfadonha e desestimulante. O artista precisa gostar de ler o roteiro, ficar com vontade de colocar esse roteiro no papel através de imagens, e é trabalho do roteirista acender essa chama dentro do artista.
:: Fábio Moon 4:51 PM [+] ::

...
:: 1.7.03 ::
Coisas que ninguém vê

Três figuras observam, do final de um corredor subterrâneo sujo, à beira de uma porta meio aberta, os cadáveres de soldados de um guerra que acabou há muito tempo e se esqueceu de avisá-los, abandonados no chão como se tivessem caído no sono para nunca mais acordar. Manchas de sangue e buracos de bala desenham na parede os últimos movimentos desses soldados que deram suas vidas para manter aprisionado o que quer que se encontre no outro lado do corredor atrás de um grande porta trancada.

"Morreram todos em vão", pensa a mulher.

E a grande porta começa lentamente a se abrir.
:: Fábio Moon 7:17 PM [+] ::

...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?