Novo BLOG dos criadores dos 10 Pãezinhos. Muitas conversas e idéias sobre HQ, a arte e a vida.
:: Benvidos ao BLOG Os Loucos :: Site dos 10 Pãezinhos | E-MAIL ::
[::..Sites..::]
:: 10 Pãezinhos
:: TIRAS
:: FOTOLOG
COMICON 2003
Papo com Eduardo Risso
ROLAND
Estúdio Pinheiros
YELLO JELLO
KAKOFONIA
Laerte
Níquel Náusea
Kitagawa
Vida Besta
Neil Gaiman
BONE
Strangers in Paradise
Omelete
Universo HQ
Quanta Academia de Artes
Macmania
[::..Blogs..::]
Samuel Casal
Allan Sieber
Gustavo Duarte
Blog de Desenho
ORBITAL
Neil Gaiman
Pullovers
[::..Editoras..::]
Terra Major
Via Lettera
AiT/Planet Lar
Dark Horser
DEVIR
Conrad
Nona Arte
Brainnstore
[::..arquivo..::]

:: 26.8.03 ::

RECADO DEVIR

Semana passada fomos à Comix e pegamos o tão esperado RECADO 451 no qual estaria a propaganda dos nossos trabalhos. Na terceira página, pequena mas com certo destaque, tem a imagem da capa do Autobiographix e no texto a devida nota de que nós participamos do livro. Tomando metade da capa de trás, uma caprichada notícia sobre nossa revista "Feliz Aniversário...", e a outra metade é um detalhado manual de como fazer pedidos com a Devir. O atendente da loja me falou que a Devir caprichava muito mais e colocava muito mais informações na internet. Então nós fomos conferir.

FENOMENAL!



Primeiro você entra no RECADO e, na coluna da direita, fala um pouco dos nossos trabalhos incluídos no Recado 451. Se você clica na imagem, começa a inacreditável viagem. Você entra numa página que fala um pouco sobre nós e dá todas as informações sobre a revista "Feliz Aniversário..." e menciona o Autobiographix. Super caprichado, com imagens das capas dos nossos livros e da revista nova, aém de algumas outras retiradas do nosso site.

Se você clica nas imagens das capas, você entra em uma página exclusiva sobre cada história, com uma composição de imagens das histórias de uma forma inacreditável. E você ainda pode conferir as páginas originais de onde cada recortezinho foi retirado.Sensacional!

O pessoal da DEVIR responsável pelo RECADO está de parabéns! Segue aí uma das composições, mas não deixem de conferir tudo no site do RECADO.




Vale outra dica: Olha as imagens do Autobiographix que já estão disponíveis no RECADO.


:: Bá 2:21 PM [+] ::

...

para quem não leu no Folhateen ou não é assinante UOL:

Vai um pãozinho aí?



DIEGO ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Os gêmeos e os confeiteiros da HQ brazuca Fábio Moon e Gabriel Bá acabam de colocar à disposição dos clientes da livraria Devir os últimos exemplares da mais recente fornada de "10 Pãezinhos", o zine que ganhou prêmio, que virou álbum, mas não rendeu filme... ainda!
A guloseima em questão é "Feliz Aniversário, Meu Amigo", história de 16 páginas, "mezzo" autobiográfica, "mezzo" viagem pura, que narra o reencontro, movido a álcool e a rock'n'roll, de pessoas que não se viam havia muito tempo.
Pense em quadrinhos alternativos americanos, pense em "Anos Incríveis", pense em "emocore"... Agora, traga tudo isso para o Brasil -"Feliz Aniversário..." se passa inteiramente na Funhouse, badalada casa noturna indie de SP- e espere o contato dos gringos.
Ou melhor, os irmãos não esperaram muito. Levaram seu portfólio até a última convenção de San Diego (EUA) e saíram de lá com pelo menos um fã: Frank Miller.
Resultado: "Qu'Est-Ce Que C'Est?", história inédita da dupla, vai ser publicada também na coletânea intimista da Dark Horse "Autobiographix", que conta com nomes de peso do mundo das HQs, incluindo Matt Wagner, Will Eisner, Sergio Aragonés e o já citado -e não menos idolatrável- Frank Miller. Hã?
Pois é, pague para ver. Mande um e-mail para maladireta@devir.com.br e pergunte como. E não se esqueça: pão quentinho sempre acaba rápido...
:: Fábio Moon 10:10 AM [+] ::

...


Espero que vocês estejam gostando dessas experiências com a tira. Para mim, está divertido.
:: Fábio Moon 12:26 AM [+] ::

...
:: 25.8.03 ::
Saiu hoje uma matéria sobre a nossa revista na coluna Balão da Folhateen, escrita pelo Diego Assis. Dêem uma olhada.
:: Bá 2:04 PM [+] ::

...
:: 21.8.03 ::
Motivos de celebração.

Essa semana, o Fun House está fechado. Para reformas. Semana que vem, um novo Fun House estará aberto ao público, e eu fico me perguntando quão parecido esse novo Fun House será ao bar retratado na nossa "Feliz Aniversário, Meu Amigo." Provavelmente estará com a mesma cara, com os mesmos posteres, com as mesmas pessoas. Estará igual.

Igual, mas diferente.

Neste final de semana tem a festa de um ano do bar, mostrando que os donos (e os frequentadores) estão felizes por existir um lugar como esse para os fins de noite de São Paulo. Talvez não seja o meu lugar favorito, mas ele está cheio de gente que não encara minhas histórias em quadrinhos como coisa de criança, gente curiosa pela possibilidade de se contar uma história no mesmo bar em que elas estão bebendo a sua cerveja, gente que, como os personagens de uma história, estão tentando encontrar o seu caminho no meio da escuridão, rodeados de amigos e de pessoas estranhas. Não somos todos estranhos?

Um viva aos lugares onde as pessoas que não normalmente lêem quadrinhos se interessam por quadrinhos, mesmo que seja um bar de rock. Aproveitem a festa, que ela só está começando.



:: Fábio Moon 7:00 PM [+] ::

...

:: 20.8.03 ::

:: Fábio Moon 11:20 AM [+] ::

...
:: 19.8.03 ::

O Fim de uma era está chegando.

Até o final do ano, a revista Bone chegará ao fim nos Estados Unidos, publicando seus quatro último números. A imagem acima apresenta as quatro últimas capas.

Essa é a mais bem-sucedida revista independente dos quadrinhos. Não só por ser a revista independente que vende mais, nem por estar saindo desde 1991, mas porque, além de ser toda feita pela mesma pessoa, ela é boa desde o começo. Ótima desde o começo.

Desde o primeiro número, Jeff Smith quase não mudou nada em seu estilo, em seu traço, mostrando incrível domínio da técnica. E esse é o seu primeiro gibi. Se seu trabalho um dia foi mediocre, ninguém viu. Quando Bone chegou às bancas, já era uma joia.

Uma jóia que ninguém conhecia.

A revista Bone foi uma das grandes responsáveis pelo sucesso dos quadrinhos independentes. Os criadores, encorajados pela iniciativa de Jeff Smith, lançaram seus próprios trabalhos. Os leitores e as lojas passaram a dar mais atenção aos quadrinhos indepentendes, a espera do próximo Bone, do próximo trabalho de um gênio desconhecido dos quadrinhos.

Se você nunca leu Bone, leia. Compre um de seus álbuns (em inglês pela Cartoon books ou em português pela Via Lettera). Eu recomendo a todos aqueles que gostam de uma boa história cheia de bons personagens.
:: Fábio Moon 7:19 PM [+] ::

...
:: 18.8.03 ::
O Nosso alimento

Para nós, fazer quadrinhos é como um alimento indispensável para a nossa sobrevivência. Para muitos outros, ler quadrinhos é esse alimento. Pensando nisso, fiquei me perguntando se é essa uma das razões do nome 10 Pãezinhos.

Queríamos algo cotidiano, que remetesse ao dia-a-dia, e para nós, comprar dez pãezinhos para o café da manhã era um ritual diário que prencheu nossa infância e adolescência. Nada melhor para começar o dia do que um bom café da manhã.

Nos últimos dois meses, recebi dois fanzines. Um se chamava Café e o outro, Café com Leite. Derivados diretos do café da manhã, pensei. Será que os meus pãezinhos encorajaram outros a produzir nossa "comida"? E que, igualmente, outros vêem como alimento básico o consumo e a produção dos quadrinhos?

Pensar em comida dá fome. Pensar em quadrinhos, também. E foi pensando em tudo isso que me lembrei de quando era uma criança e, sempre que podia, sempre que saia e sempre que eu achava, eu comprava o primeiro alimento essencial para que eu me tornasse um quadrinhista: Chiclete com Banana.
:: Fábio Moon 8:38 PM [+] ::

...
:: 15.8.03 ::

:: Fábio Moon 2:30 PM [+] ::

...
:: 14.8.03 ::
10 Pãezinhos pelo Brasil afora.

Conseguimos acertar a distribuição da revista "10 Pãezinhos: Feliz Aniversário, Meu Amigo!" com a Devir. Primeiramente eles avisaram as lojas, que já fizeram 200 pedidos!! Agora a revista deve sair no RECADO 451 e as pessoas podem fazer pedidos em suas comic-shops preferidas (ligadas à Devir) ou pela internet. Também podem fazer os pedidos do livro Autobiographix TP da Dark Horse com a nossa história junto com os pica-grossas.

Pra pedir a revista "10 Pãezinhos: Feliz Aniversário, Meu Amigo!" pela internet, mande um e-mail para maladireta@devir.com.br, dizendo a cidade que você mora para saber o preço do frete. Para maiores informações, liguem para (11) 3347-5703.

Pra fazer os pedidos do Autobiographix TP pela internet, você acessa o site do RECADO, clica em REGISTRO, no alto da tela e preencha os dados. Você pode escolher receber as revistas por MALA DIRETA (para aqueles que não moram em São Paulo, capital) ou na TERRAMÉDIA (para aqueles que moram em São Paulo), que é a loja da Devir. Uma terceira opção de recebimento é para aqueles que já recebem suas revistas em alguma loja, basta verificar o número do seu pacote, que vem em cada encelope que você recebe.
Uma vez registrados, clique na capa do RECADO 451 e depois clique em Dark Horse na coluna da esquerda. Os títulos aparecem em ordem alfabética. Quem escolher a MALA DIRETA não paga o frete. O RECADO 451 deve estar na internet a partir deste fim de semana.

Dica. Se você pedir a revista "10 Pãezinhos" junto com o livro "Autobiographix TP" você não paga o frete.

Lembretes. O livro "Autobiographix TP" é uma publicação estrangeira com 104 páginas, cobrado em dólar-livro e só estará disponível no fim de Novembro. A revista "10 Pãezinhos" está disponível agora e vai acabar! Reservem já os seus exemplares dos dois!
:: Bá 11:59 AM [+] ::

...
:: 13.8.03 ::
10 Pãezinhos mundo afora.

As aventuras internacionais só estão começando. A nossa querida história de amor "Meu Coração, Não Sei Porque." despertou interesse na nossa última viagem a San Diego e tem grandes chances de ser publicada por lá no ano que vem. Existem duas editoras interessadas e só precisamos garantir que faremos a escolha certa (mas não tem muito como errar em nenhum dos casos).

Na Espanha, também já temos contatos feitos e propostas cheias de sorrisos e elogios e também precisamos escolher com qual editora fecharemos negócio.

Criar histórias é difícil, desenhar é fácil, mas fazer negócios é impossível. Bom, precisava desabafar um pouco e vocês estão muito quietinhos pro meu gosto. Quem gostaria de ver um livro chamado "Mi Coraçon, No lo Sê Porque."?
:: Bá 5:23 PM [+] ::

...
:: 8.8.03 ::
novas histórias

Você deve sempre estar produzindo novas histórias. Para que seu desenho se mantenha aquecido, para que suas idéias continuem fluindo, para que você continue pensando em quadrinhos.

Porque muito do que o quadrinhista pensa deve ser pensado com a mão.

O bom desenho só funciona quando é posto no papel. Na cabeça, pode ser ótimo, mas somente no papel ele se torna real. Todo mundo pode ver e criticar, sejam criticas positivas ou negativas, muitas vezes ambas.
Mesmo os diálogos devem ser pensados no papel, na página de quadrinhos. Se você é um escritor que não sabe desenhar, ao menos faça um esboço dos quadrinhos, dos requadros mesmo, só para dividir a página e espalhar seus diálogos por eles quadrados vazios. Veja como o texto flui de um quadrado para o outro, de um balão para o outro.
Enquanto a história não toda forma, não tem um começo, meio e fim, faça desenhos de observação, faça estudo de personagens, faça tiras, faça capas das futuras revistas que você um dia quer lançar, faça a sua parte.

Qual é a sua parte?
Trabalhar.
E ser bom no que faz.
:: Fábio Moon 6:24 PM [+] ::

...
:: 7.8.03 ::

:: Fábio Moon 11:48 AM [+] ::

...
:: 6.8.03 ::
As inscrições para o curso de HQ na Gibiteca Henfil, no Centro Cultural São Paulo, entitulado Contador de suas próprias histórias, já estão abertas.

É DE GRAÇA


e as vagas são limitadas.

O curso foca as escolhas que fazemos ao criar uma história, o estilo de cada um e o quanto de nós está no nosso trabalho. IMPORTANTE: Não é um curso de desenho, pois não vou ensinar ninguém a desenhar. Todos desenharão muito, mas a parte teórica será muito maior. São 4 aulas de 2 horas, das 16:30 às 18:30 e o curso acontece nos dias 19, 21, 26 e 28 de Agosto e para mais informações liguem para o Centro Cultural São Paulo (3277-3611 ramal 247).
:: Bá 4:26 PM [+] ::

...

:: Fábio Moon 11:10 AM [+] ::

...
:: 5.8.03 ::
Histórias da COMICON!

Terminamos o nosso relato da convenção de quadrinhos desse ano. Fizemos não uma, mas DUAS páginas inteiras contando nossa experiência em San Diego. Não deixem de conferir e comentar AQUI!
:: Fábio Moon 2:43 PM [+] ::

...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?