Novo BLOG dos criadores dos 10 Pãezinhos. Muitas conversas e idéias sobre HQ, a arte e a vida.
:: Benvidos ao BLOG Os Loucos :: Site dos 10 Pãezinhos | E-MAIL ::
[::..Sites..::]
:: 10 Pãezinhos
:: TIRAS
:: FOTOLOG
COMICON 2003
Papo com Eduardo Risso
ROLAND
Estúdio Pinheiros
YELLO JELLO
KAKOFONIA
Laerte
Níquel Náusea
Kitagawa
Vida Besta
Neil Gaiman
BONE
Strangers in Paradise
Omelete
Universo HQ
Quanta Academia de Artes
Macmania
[::..Blogs..::]
Samuel Casal
Allan Sieber
Gustavo Duarte
Blog de Desenho
ORBITAL
Neil Gaiman
Pullovers
[::..Editoras..::]
Terra Major
Via Lettera
AiT/Planet Lar
Dark Horser
DEVIR
Conrad
Nona Arte
Brainnstore
[::..arquivo..::]

:: 31.10.03 ::

Artistas invisíveis

O bom artista das histórias em quadrinhos é invisível. E isso significa que ele é tão bom que ninguém nem percebe que ele existe. Como mágica, você não sabe o que ele fez, mas fica maravilhado com o resultado.

Quando você, como artista, se torna invisível?

Para mim, se tornar invisível é olhar para um trabalho que você fez e, por um instante, esquecer que é seu. Você se pega prestando atenção num desenho ou numa seqüência e pensando "Olha só o que ele quis fazer aqui" ou "Nossa, essa sequência funcionou tão bem, olha esse preto e branco", até que você lembra que você desenhou tudo aquilo e, meio constrangido, olha para os lados para ver se ninguém te viu admirando seu próprio trabalho.
:: Fábio Moon 12:07 PM [+] ::

...
:: 30.10.03 ::
Sábado de autógrafos e bate-papo na DEVIR

Segue o press release do sábado na DEVIR. Pelo jeito, vai rolar bate-papo durante a tarde sobre quadrinhos, então não percam a oportunidade de nos encontrarem para essa descontraída atividade relacionada ao nosso trabalho. E aqui vai um aviso aos artistas: levem seus portfolios, seus fanzines, que é uma boa oportunidade para mostrar o seu trabalho e ouvir a opinião de quem já trabalha com isso.

SÁBADO, 1 de NOVEMBRO!
Será realizada uma tarde de autógrafos e bate-papo com Fábio Moon, Marcelo Campos e Octavio Cariello da Quanta Academia de Artes. Você vai poder conversar com os artistas e adquirir o mais recente trabalho de Moon & Ba: 10 Pãezinhos Especial (e também os trabalhos anteriores da dupla). Animés e filmes estarão rolando o dia inteiro no telão, além de diversos títulos em quadrinhos nacionais e importados que estarão em promoção! Afinal, quantos pãoezinhos você é capaz de comer num sábado? Compareça e mate a sua fome de quadrinhos!
Onde? Na Rua Teodureto Souto 642, Bairro do Cambuci, São Paulo
Quando? 01 de Novembro a partir da 16h.
:: Fábio Moon 2:36 PM [+] ::

...
:: 29.10.03 ::
A revista Contos Bizarros está nas bancas e muita gente já encontrou. No Universo HQ saiu uma matéria sobre a revista, mas não é uma resenha (grande defeito do jornalismo de Quadrinhos no Brasil, as pessoas só repetem as informções dos releases, ninguém é crítico, ninguém fala sério.).



Semana que vem colocaremos aqui a nossa resenha da revista e de todas as histórias.
:: Bá 12:10 PM [+] ::

...
:: 28.10.03 ::

:: Bá 11:49 AM [+] ::

...


Você não precisa viver as histórias que escreve para se colocar como personagem. Do mesmo modo, você pode contar as histórias que vive mesmo que não se coloque como personagem nas histórias.
:: Fábio Moon 10:21 AM [+] ::

...
:: 27.10.03 ::

:: Bá 8:19 PM [+] ::

...
PERGUNTAS

Poderiam me dizer que material vcs usam para pintar?(por exemplo a capa de O GIRASSOL E A LUA) Tintas,pinceis,papel?

Hoje em dia, quando eu pinto alguma coisa sem usar o computador, uso aquarela mesmo, porque acho que fica mais solto. Pode ser de qualquer marca, aqui tenho de várias, os papéis da embalagem já rasgaram então nem sei o que é o que. Uso vários pinceis, sobreviventes da faculdade de artes, e a maioria é tigre. O papel que eu uso varia do Canson ao Schoeller ao que estiver na minha frente. A gente conseguiu um bando de papel tipo Canson quando fazia as caricaturas para o Movimento GNT, no Ibirapuera, então esse é o nosso suprimento básico de papel. A capa do Girassol e a Lua usa várias técnicas. Colagem, pintura com goache, desenho com nanquim, fotografia e uso do computador. A capa do Meu Coração, Não Sei Por Que. é aquarela.

Vocês sabem se já saiu aquela HQ da Superinteressante?

Hoje passei na Editora Abril e peguei uma cópia da revista para mim. Na capa, está escrito novembro 2003, então acho que só para depois da semana que vem. Mas a revista já está pronta e, em breve, colocaremos aqui a nossa resenha sobre a mesma.


:: Fábio Moon 3:06 PM [+] ::

...

:: Bá 2:42 PM [+] ::

...
:: 23.10.03 ::
Para ver, ouvir e cantar

Começo aqui a divulgação das aparições do mês. Sábado agora, dia 25, estarei na Quanta, escola de quadrinhos, dando uma aula de HQ para uma das turmas. A turma em si é composta pelos ex-alunos do curso regular de quadrinhos que não quiseram parar de estudar (ou, no caso, de desenhar). Como o curso acaba, o pessoal da Quanta teve essa idéia bacana de trazer uma pessoa ligada aos quadrinhos, às artes em geral e ao mercado editorial por semana, tendo cada um uma aula para dar a sua contribuição aos jovens talentos da escola. O Bá já deu sua aula no começo do ano e agora chegou a minha vez. Estarei lá das duas às seis da tarde, chegando um pouco antes para bater um papo e ficando um pouco depois para beber uma cerveja (porque o café do boteco embaixo da escola só faz café com açúcar).

Para os demais paulistanos (e moradores das proximidades com afinidade a pegar a estrada a caminho de São Paulo), dia primeiro de Novembro, sábado seguinte, será o dia de autógrafos na DEVIR (Rua Teodureto Souto, 624, Cambuci), loja, distribuidora e editora de quadrinhos localizada no Cambuci. Se você ainda não comprou a sua revista Feliz Aniversário, Meu Amigo., essa é a sua chance. Se você já comprou esse e outros livros nossos, estaremos lá para dar autógrafos e fazer desenhos, além de um agradável bate-papo sobre quadrinhos. Se você é um artista e quiser trazer seu trabalho pra gente olhar, faça isso!

Ainda vou encher o saco de vocês durante a semana com o dia dos autógrafos na DEVIR, mas já fiquem preparados.
:: Fábio Moon 7:19 PM [+] ::

...
Você precisa ler isso!

Você precisa ler isso! Pensa o quadrinhista. Por quê? Porque eu escrevi. Eu precisei escrever. Todas essas palavras, essas imagens, essa história. Alguém precisa contar essa história. É preciso.

É complicado ser somente o criador de uma história. Fica a sensação de que, depois de um certo ponto, você e essa história partirão em direções diferentes. Você já fez a sua parte e, agora, é preciso que outras pessoas façam as delas. O ciclo de cada história termina sem que você saiba e sem que você possa fazer nada. Talvez esse ciclo nunca termine, nunca se complete, pois talvez sua história não seja lida, não seja vivida, talvez apenas ela não seja entendida ou, pior, não seja lembrada.

Mas você a escreveu. Você fez a sua parte.
:: Fábio Moon 11:10 AM [+] ::

...
:: 21.10.03 ::

:: Bá 4:50 PM [+] ::

...
:: 20.10.03 ::
Imagens no blog, aquilo que eu sempre disse que nós não faríamos com muita freqüência. No entanto, estas imagens têm razões para estarem aqui, a mais importante sendo a nossa contagem regressiva para o lançamento do Autobiographix. Só falta um mês! Por esse motivo, faremos várias histórias, tiras e desenhos a fim de criar o clima adequado para nossa nova história autobiográfica.



Por favor, comentem os dois posts de hoje separadamente, pois cada um tem algo de individual a dizer.
:: Bá 10:56 AM [+] ::

...


-Agora que a gente decidiu que você não escreve mais os meus diálogos, acho que essa imagem deve ficar sem fala mesmo. - disse o Bá.
-Mas esse aí sou eu. - eu respondi.

Esse foi o diálogo que resultou dessa histórinha aí de cima, e ele ilustra o primeiro problema das nossa histórias autobiográficas: como deixar claro quem é o Fábio e quem é o Bá na história?
:: Fábio Moon 8:32 AM [+] ::

...
:: 17.10.03 ::
Quadrinhos na TV, renovado.
De acordo com a bela repórter que fez a entrevista na terça-feira, a matéria sobre o livro de futebol deve ir ao ar hoje a noite ou amanhã, na segunda edição do Esporte Total, às 20:15. Quem sabe dessa vez passa. Esperamos que fique legal.
:: Bá 4:12 PM [+] ::

...
:: 15.10.03 ::
Diretamente do site da STV.

ARTE EM QUADRINHOS

O MUNDO DA ARTE apresenta o fascinante universo das histórias em quadrinhos, através de uma exposição organizada pelo Centro de Comunicação e Artes do Senac São Paulo. O programa entrevista o argentino Quino, criador da personagem Mafalda, e visita o ateliê de dois jovens quadrinistas paulistanos, os gêmeos Fabio Moon e Gabriel Bá.

Reapresentação:Dia 15/10-05h00/ Dia 16/10-17h30/ Dia 17/10 -10h00/ Dia 18/10-18h00/ Dia 19/10-04h00/ Dia 20/10-11h00

Não percam as reprises.
:: Bá 5:21 PM [+] ::

...
:: 14.10.03 ::

O Quadrinhista na TV


Hoje


Hoje, às 22 horas, na TV Senac (canal três da NET), vai ao ar o documentário sobre os artistas das histórias em quadrinhos. Para mostrar o cotidiano e o processo de criação do artista, o programa buscou os seguintes artistas: Fábio Moon e Gabriel Bá!

Pois é, o programa, de mais ou menos meia hora, será quase que exclusivamente sobre nós, mostrando as várias etapas do nosso trabalho, nossos pensamentos e nossas opiniões sobre quadrinhos, arte e o universo em geral. Não dá pra perder!

Amanhã


Acabamos de gravar uma entrevista para o Esporte Total (será que é isso?) da BAND (tv bandeirantes). Vai ao ar amanhã, quarta-feira, ou na hora do almoço ou à noite. O papo rolou em torno do álbum de futebol que participamos, o Dez na Área, um na Banheira e Ninguém no Gol. A repórter era uma graça. Não percam!

p.s: a revista Contos Bizarros deu uma atrasada, então se você não achou a dita na banca é porque ela não saiu.
:: Fábio Moon 2:16 PM [+] ::

...
:: 13.10.03 ::

:: Bá 1:58 AM [+] ::

...
:: 10.10.03 ::
Contos Bizarros



Segunda feira, nas melhores bancas e lojas do ramo. Não percam.
:: Fábio Moon 10:02 PM [+] ::

...
:: 9.10.03 ::
Novas imagens e novidades no nosso site. E não deixem de comprar a revista Contos Bizarros na segunda-feira, dia 13 de Outubro.
:: Bá 6:59 PM [+] ::

...
:: 8.10.03 ::

:: Bá 5:12 PM [+] ::

...
:: 7.10.03 ::


Às vezes, o rascunho fica tão bom quanto o desenho mais rebuscado. Outras, fica até melhor.
:: Fábio Moon 11:14 AM [+] ::

...
:: 2.10.03 ::

Pensando alto.

Eu faço quadrinhos porque é o que eu quero fazer da minha vida. Não adianta tentar outra coisa, não adianta ganhar um monte de dinheiro com o que quer que for, só quadrinhos me satisfaz. Somente trabalhando sinto que estou sendo sincero comigo mesmo.

Então eu tenho que fazer quadrinhos. Mesmo que ninguém veja, mesmo que ninguém me pague, mesmo que seja ruim. Quem sabe um dia, trabalhando todos os dias com quadrinhos, esse trabalho que eu faço para viver seja a origem do dinheiro que eu preciso para viver.

Quem sabe um dia eu vivo de quadrinhos, porque viver sem quadrinhos não dá.
:: Fábio Moon 6:34 PM [+] ::

...
:: 1.10.03 ::

Quem são vocês?



Nas últimas semanas, temos tido uma média de 70 a oitenta pessoas por dia lendo nossos textos aqui. Umas passam uma vez só, outras sempre retornam. Vinte pessoas novas aparecem por dia, vindas de todos os cantos. Agora, quase nenhuma comenta. Já reclamei uma vez e volto a fazê-lo.
Gostaria que, pelo menos uma vez, cada pessoa que passasse deixasse um comentário, mínimo, ou só o nome, se tímidos.

Contem, vocês também, suas histórias aqui.
:: Bá 8:24 PM [+] ::

...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?